Elopement Wedding – o que é e como fazer?

Elopement Wedding ou simplesmente Casamento a Dois, é uma tendência vinda da Europa, que encantou alguns famosos no Brasil, mas que pode ser uma opção perfeita para você que procura aliar o conceito de uma celebração intimista e redução de custos.

Segundo o Dicionário Oxford o termo “elope” significa fugir secretamente para casar e surgiu da necessidade de escapar dos impostos ou imposições de famílias. Ficou comum em 1754 com a promulgação do Marriage Act 1753 na Inglaterra, que proibia casamento informais que não pagassem as taxas ao governo, que súditos da coroa se casassem com parceiros de outras classes sociais ou que menores de 21 anos se casassem sem o consentimento dos pais. Isso fez com que um grande número de casais ingleses fugisse para a Escócia, mas especificamente para Gretna Green  onde se casavam na casa do ferreiro da vila, com a bigorna como altar. ¹

Atualmente o termo Elopement Wedding ganhou um novo conceito e, em português, podemos chamar simplesmente de “casamento a dois”.

Uma das características marcantes deste estilo de casamento é que o casal pode escolher casar-se onde bem entender, sem a necessidade de se preocupar com a logística dos convidados, por isso, normalmente o local tem um cenário inspirador, romântico, de arrancar suspiros, e é comum ser em uma cidade, ou mesmo em um país, diferente da residência do casal.

Trata-se de uma experiência de muita intimidade, intensa, profunda e cheia de significado para os dois, pois o foco é mesmo o casal.

Não confunda o Elopement Wedding com um ensaio de casamento! Na verdade, trata-se de um casamento como qualquer outro: com cerimônia, votos, making of dos noivos e tudo o que tiver direito, apenas sem convidados e sem festa! Então, significa que, depois de definido o local do casamento, vocês vão precisar de trajes, produção da noiva (maquiagem e penteado), celebrante, fotografia, vídeo, decoração, buquê e lapela, música, alimentos e bebidas (da pra fazer um almoço, ou jantar romântico, ou mesmo ter um bolinho para vocês dois) e uma assessoria e cerimonial, é claro, que possa ajudar nas escolhas e também que possa alinhar com cada fornecedor toda a logística e detalhes.

Foto divulgação

Este estilo de cerimônia atende casais com diferentes objetivos: os que amam o conceito de uma celebração totalmente íntima e romântica, os que não querem ou não podem investir em grandes festas e procuram uma solução para realizar o sonho com baixo custo, os divorciados que se casam novamente e dispensam o estilo de cerimônia mais tradicional, os que que já casaram e querem renovar os votos. E também, agora, neste cenário que estamos atravessando, de proibição de aglomerações em decorrência da pandemia de COVID-19, pode ser uma ótima opção, pois pode ser realizado até mesmo em casa e é possível organizar com o envolvimento de pouquíssimas pessoas (fornecedores) no mesmo ambiente ao mesmo tempo!

Foto divulgação
Foto divulgação

É importante, como em todo evento de casamento, ter uma equipe de profissionais coordenados para ser tudo perfeito, para que os noivos curtam os detalhes, sem se estressarem com a logística.

 

 

Gostou? Adoraria ter um Elopement Wedding com o amor da sua vida? Então corre no Instagram da Salutem Cerimonial e Eventos e participe da campanha do Mês das Noivas e concorra a um casamento a dois em Tiradentes, MG! Clique aqui para ler o edital do sorteio, com todas as regras e condições, e aqui para participar!

___

 

Referências:

1 ELOPEMENT wedding. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Elopement_Wedding> Acesso em: 24 abril 2020.

 

Crédito foto da capa da matéria: Yuska Fotografia


O que você gostaria de ler aqui? Mande sua sugestão para o e-mail: contato@amordecasamento.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *