Estilo de casamento – qual é o meu?

casamento

A percepção do seu estilo e também do seu noivo em cada detalhe fará o seu casamento ser único e autêntico para você e para seus convidados. Desde as músicas que gostam, as cores favoritas até suas profissões e hobbies. Tudo isso vai influenciar na escolha da decoração e do estilo do seu casamento!

Quando você vai no casamento da amiga ou de alguém da família, fica reparando em todos os detalhes que você acha lindo, desde o convite até a decoração, certo?  Mas daí você também percebe que não necessariamente você faria as mesmas escolhas para o seu casamento. Isto porque casal tem um estilo, e lindo e autêntico mesmo é quando a personalidade do casal é perceptível em cada detalhe da cerimônia e da recepção.

E uma coisa é fato: não terá nada mais gratificante que ouvir dos convidados, no dia seguinte, que tudo estava com a carinha de vocês! O segredo é identificar em detalhes como vocês são, quais cores gostam, quais são os hobbies, quais são os principais valores e traços da personalidade de vocês. Aí considere tudo isso em cada escolha que fizerem para todos os itens do grande dia de vocês.

Abaixo você vai encontrar uma lista de estilo e suas inspirações. Você provavelmente vai combinar dois ou três estilos no seu casamento: Um mini-wedding boho, ou um casamento rústico no campo com elementos feitos pelos noivos, por exemplo.

Tradicional / Clássico

O estilo dos casais mais formais e conservadores, que valorizam os protocolos de uma cerimônia religiosa e a recepção dos convidados em um salão de festas. A decoração normalmente é com muitas flores, arranjos altos, pratarias, castiçais e lustres, dando um ar mais luxuoso e as cores geralmente são branco e creme. O mais comum é acontecer à noite. Tradicionalmente, os vestidos escolhidos tem modelo “princesa”, coim bordado e rendas, grinalda e um véu longo. Algumas noivas mais modernas optam pelo modelo “sereia”, também com o uso de véu e grinalda. O traje do noivo é completo e formal, de cor escura.

casamento tradicional

Retrô / Vintage

Combina com noivos saudosistas e elegantes. Fica lindíssimo ao ar livre, de manhã ou à tarde. Na decoração, o uso de louças, móveis e objetos antigos da família que remetem aos anos 20 a 50, com elementos em cores envelhecidas e pátina. O vestido da noiva pode ser curto ou longo, geralmente tem um estilo mais recatado e discreto, em tecidos leves e em tons nude e no off-white, com detalhes bordados com pérolas; o véu pode ser em estilo bandana. A roupa do noivo é menos formal, fica muito bem com gravata-borboleta, suspensórios e ternos em tons mais suaves.

Boho

Casais hippies e boêmios gostam desse estilo, que tem um ar bucólico, que retrata os anos 60 e 70 com toques contemporâneos.  Elementos como globos de papel, velas, lanternas – para casamentos ao fim de tarde e noite. Detalhes coloridos, flores do campo, guirlandas de folhagens, tecidos leves e rendas podem ser usados na decoração. Os trajes são mais simples e despojados. A noiva pode usar faixas ou lenços rendados ou pedrarias num penteado de tranças, em vez do véu, com uma maquiagem leve e natural. O vestido tem tecidos fluidos e leves, e nos pés sapatilhas e sandálias sem salto. Para o noivo, apode ser terno ou paletó, ou mesmo camisas coloridas, coletes e suspensórios. Combina com um ambiente ao ar livre, junto à natureza.

estilo boho

Minimalista / Clean

Casais discretos e elegantes que gostam da regra “menos é mais”! Na decoração, o mobiliário é básico e reto, os objetos e os detalhes são harmonizados sem exagero, com elementos nos tons pastéis e branco, tendo as cores fortes apenas em alguns detalhes para dar um ar contemporâneo. Estilo versátil, combina com todos os horários. O vestido da noiva é normalmente sem brilho e o traje do noivo sóbrio e elegante.

noivos

Mini-Wedding

É o mini casamento, com até 100 convidados para noivos que preferem uma recepção intimista e reservada, apenas com as pessoas mais próximas. Combina com todos os horários, em espaços menores e aconchegantes, podendo ser realizado em locais especiais, como no quintal de casa, um barco, ou em um restaurante que gostam. O traje dos noivos deve ter sintonia com o horário e local escolhidos. Por ser um evento menor, é possível investir nos detalhes, dando personalidade na decoração, contando a história de amor dos noivos.

mini casamento

Destination wedding

Para noivos que querem casar fora da cidade de origem, podendo ser em uma cidade histórica, de praia, ou de campo, ou mesmo em outro país. A organização pode ser um pouco mais complexa pois provavelmente será preciso pequenas viagens ao local do casamento durante o planejamento para fechamento de contratos, e o contato com os fornecedores para os preparativos será à distância. É preciso se preocupar com o deslocamento e a hospedagem dos convidados, se não arcando com os custos, dando as direções. O mais divertido é que a comemoração acaba não se resumindo às horas da cerimônia e festa somente, os convidados e os noivos celebram durante toda a viagem, podendo ser um fim de semana ou mais dias, dependendo do destino. A decoração e os trajes podem harmonizar com destino escolhido.

destination

estilo casamento praia

Home-wedding

Para casais mais reservados e intimistas que querem receber seus convidados como se estivessem em casa. Pode, de fato, ser na casa dos noivos (ou dos pais), se for uma casa com estrutura e espaço para o tamanho de seu evento, sem prejudicar o conforto dos convidados ou pode ser em um ambiente alugado, como uma grande casa de temporada ou um sítio, por exemplo. O que caracteriza esse estilo é o conceito de um ambiente caseiro, íntimo, convidativo e aconchegante, como a sala de casa. Para a decoração, invista em puffs e sofás que valorizam a interação e convívio dos convidados, combinando também ambientes interiores e ao ar livre. O uso de objetos pessoais do casal, porta-retratos, livros e louças da família são essenciais. É um estilo mais informal, por isso combina com a manhã e tarde e pedem trajes mais simples e confortáveis.

casamento em casa

Praia

Para os noivos que amam o mar e que sonham com a troca das alianças com o barulho das ondas e os pés na areia. Se não mora no litoral, será também um destination wedding. Normalmente as cerimônias são no fim da tarde com o pôr do sol, mas lembre-se se de considerar o horário de verão. Na decoração, escolhas flores mais resistentes, e combine elementos tropicais, como frutas e conchas. Caindo a noite, as tochas podem iluminar e decorar o ambiente. Bebidas refrescantes com um buffet variado e com opções de frutos do mar são excelentes opções. Trajes simples e leves para os noivos, padrinhos e convidados. O ideal é um vestido de noiva leve e curto ou longuete sem brilho, grinalda de flores ou tiara em vez do véu, e rasteirinhas ou pés descalços. Para o noivo calças e batas de algodão em tons claros ficam perfeitos para a ocasião!

Rústico / Campo

Para noivos que gostam de ambientes abertos de campo e fazenda, uma decoração rústica e simples, com elementos de madeira, flores do campo e folhagens. Fica lindo combinar elementos como bicicletas, gaiolas e caixotes de madeira e materiais como papel Kraft, juta, palha e crochê. Lembrancinhas e acessórios para os convidados que dão muito chame: leques, ventarolas e sombrinhas no verão, e echarpes no inverno. O vestido da noiva com tecidos fluidos, rendas, com pouco ou nenhum brilho. Para o noivo, pode ser um terno claro, coletes ou suspensórios. Ou se os noivos forem bem fazendeiros, o uso de botas (inclusive para a noiva) e cinto com fiveão e chapéu de cowboy dão todo o chame.

casamento rústico estilo campo

Temático

Um casamento temático é para noivos que querem trazer para os elementos do casamento algum dos seus gostos e hobbies. Pode ser geek, de um estilo musical ou uma banda, um filme, uma época da história ou qualquer outro tema que o casal se identificar com paixão! Pode ser uma festa totalmente temática ou ter os elementos em apenas alguns detalhes. Combina com noivos divertidos, inovadores e criativos.

estilo nerd

casamento nert

DIY

DIY é a abreviação da expressão “Do It Yourself” (traduzido livremente do inglês como “Faça você mesmo”). Combina muito com os noivos criativos que gostam de “colocar a mão na massa”! O destaque é o uso de itens reciclados e artesanato na decoração e nas lembrancinhas, que são feitas pelos próprios noivos, amigos e familiares. É divertido e também econômico e traz personalidade ao casamento, mas claro, é preciso também planejamento e tempo para dar conta de fazer tudo a tempo! Muitos tutorias são disponibilizados em muitos blogs e também no Youtube!

casamento diy

Elopement Wedding

Este estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: noivos apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente com uma cerimônia menos tradicional e mais discreta ou casais visando o baixo custo, mas que querem uma experiência única e intensa de celebração do amor e da cumplicidade. Tem tudo: véu, grinalda, buquê, dia da noiva, terno, flor na lapela, flores, celebrante, fotógrafos, videomakers. Só não tem os padrinhos, as madrinhas, os pais dos noivos e os convidados. A troca de votos é a dois, literalmente. E normalmente tem como cenário um cenário paradisíaco, distante da cidade do casal, até porque, em inglês, a palavra “elope” significa “fugir”, e a expressão elopement wedding traz a referência de um casal em fuga para viver um grande amor, sem interferências.

casamento a dois


O que você gostaria de ler aqui? Mande sua sugestão para o e-mail: contato@amordecasamento.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *