Lista de convidados – como elaborar?

como fazer a lista de convidados

Uma das maiores dificuldades do casal é selecionar as pessoas para a lista de convidados. Como é que faz para pegar todas as pessoas que você conhece e fazer uma seleção? Quais critérios usar? Se eu não convidar fulana, ela vai ficar chateado comigo? Somos mais amigos desse casal ou daquele? Mas eu nem tenho contato com o namorado da minha prima, tenho que convidar mesmo assim?

Motivo de muito estresse na fase de planejamento do casamento, a lista de convidados tira o sono de muitas noivas e é sempre um assunto muito delicado. Concentramos aqui algumas dicas para que consiga “superar” o desafio da lista:

  • Saiba exatamente o valor que vocês investirão no casamento. É importante ter noção do custo médio de cada convidado para que possa adequar a lista de convidados sem estourar o orçamento.
  • Estipule, junto com seu noivo, quais são os critérios para escolher as pessoas que serão convidadas. Em um primeiro momento, coloque os nomes de todas as pessoas na lista, sem muito medo, para que possa avaliar se é mesmo preciso cortar, ou não. Muitos noivos começam a sofrer antes de ter a lista finalizada, pensando que tem muitas pessoas para convidar, e quando realmente organizam os nomes, o número nem é tão grande assim.
  • Separe a lista de convidados por grupos – Parentes próximos, parentes distantes, padrinhos, amigos íntimos, colegas de trabalho, amigos dos pais, etc. Dessa forma será mais fácil visualizar e analisar os nomes para um provável corte.
  • Com a lista completa avalie se realmente farão um evento desse tamanho ou se a lista deve ser reduzida. É a hora de avaliar se cabe ou não no orçamento disponível.
  • Se realmente precisar reduzir: comece limitando os amigos e parentes mais distantes, que vocês não tem um relacionamento frequente. Limite também os amigos dos pais e familiares que vocês também não tem convivência. No trabalho, convide apenas as pessoas que tenham relacionamento com vocês também fora do ambiente de trabalho. E os amigos virtuais, aqueles que estão apenas nas suas redes sociais também podem ser excluídos da sua lista. Lembre-se: não convide pessoas “por educação”, achando que elas não irão.

Considere também que, em geral, a porcentagem de convidados que não comparecem pode variar entre 10% a 25% sobre a lista bruta inicial. Então, você pode contar que pelo menos 10% da sua lista de convidados não comparecerá. Claro que isso é apenas uma estatística e muitos fatores vão influenciar. Se é um mini-wedding com uma lista já reduzida de pessoas mais íntimas, por exemplo, certamente, a probabilidade de ausência é bem menor que listas mais extensas com 200 ou 300 convidados.  Para evitar aborrecimento e preocupação com o buffet, quantidade de bebidas e mesas, contrate o serviço de RSVP!

lista de convidados
Referente ao critério para inclusão e cortes dos nomes na lista, algumas perguntas podem auxiliar:

1) Essa pessoa participou da minha vida e do meu noivo no último ano.

2) Essa pessoa já conversou alguma vez na vida com o meu noivo?

3) Essa pessoa conhece nossa história?

4) Essa pessoa é importante para mim e/ou para meu noivo?

5) Eu comentei sobre o casamento com essa pessoa?

6) (Referente a um colega de trabalho) Tenho também uma relação com ele(a) fora do ambiente de trabalho?

7) (Referente a um(a) amigo(a) de infância) Mantive contato com ele(a) nos últimos 2 anos?

8) Essa pessoa tornará o nosso casamento mais divertido, feliz e emocionante?

9) Se eu não for convidada para o casamento dessa pessoa eu vou ficar chateada?

Se você precisa cortar nomes na sua lista de convidados, tente relaxar e se preparar para algumas críticas, que possivelmente virão. É verdade que muitos ficam chateados por não terem sido convidados, mas não se sinta culpada, afinal você precisa adaptar seu sonho com sua disponibilidade financeira. O que não vale é ficar endividada para que possa agradar a todos.


O que você gostaria de ler aqui? Mande sua sugestão para o e-mail: contato@amordecasamento.com.br

Comments

  1. Pingback: PRIMEIROS PASSOS PARA ORGANIZAR SEU CASAMENTO

  2. Pingback: 10 razões para contratar uma assessoria completa - Um Amor de Casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *